Processo de Obtenção de Oleorresina de Pimenta


 

Introdução

Esse artigo tem como objetivo mostrar uma das maneiras de Obtenção de Oleorresina de Pimenta que consiste de algumas etapas conforme ilustra a imagem abaixo:

Itens necessários

  • Pimenta
  • Solvente ( álcool tipo EverClear Grain AlCohol 95%)
  • Triturador
  • Soxhlet
  • Condensador
  • Manta Aquecedora para balões ( ou banho-maria )
  • Balão 500ml
  • Pedras de ebulição ( usado dentro do balão p/ acelerar o processo )
  • Destilador ( ou ferver )
  • Astes e garras para segurar os equipamentos

Selecionando as pimentas

Nesse processo foi usado a pimenta habanero, você poderá usar até mesmo aquelas pimentas que congelou, o mais indicado é selecionar uma quantidade boa dela in natura e desidratar a mesma. Recomendo o Desidratador Excalibur 2400 que possui 4 bandeijas e com ótima qualidade, caso não tenha, use o forno mesmo.

Desidratação

Leve ao forno até verificar que está bem seca a ponto de triturar e não gerar qualquer tipo de caldo, somente o pó.


Triturando

Triture o máximo que puder até virar um pó, faça pouco a pouco e armazene um vidro para usarmos mais adiante.

Se você usar um desidratador, você terá um pó caracterisco da pimenta usada, nesse caso como foi feito no forno o pó ficou um tanto escuro.

Montagem

Alguns equipamentos são encontrados no mercado livre por 180 reais, equipamento completo de Soxhlet.

Listagem

  1. Condensador
  2. Soxhlet
  3. Balão
  4. Manta Aquecedora para balões
  5. Destilador simples
  6. Algodão ou Filtro

Após a montagem teremos o equipamento montado da seguinte forma.

 

Esse processo é feito varias vezes, o vapor sobe, encontra uma área gelada em relação ao vapor, ele sofre o processo de Condensação e torna líquido, você deve repetir varias vezes para obter o máximo de óleo possível. Veja o funcionamento

Terminando a Obtenção de Oleorresina

Quando terminamos essa etapa, temos o Oleorresina com o álcool misturado, aqui você pode fazer de várias maneiras, se você não quer novamente o álcool, basta ferver até o álcool evaporar e ficar somente o Oleorresina.  Mas se você quer aproveitar o álcool para uso futuro, temos que que fazer a destilação conforme a imagem abaixo:

Nesse processo o Oleorresina ficará no balão enquanto o álcool evapora e vai para o tupo de condensação. logo tornando liquido ele caira no reservatório ao lado.

Recuperando o álcool

Oleorresina com álcool

Essa etapa ainda temos um pouco de álcool com o Oleorresina de maneira proposital, pois como no balão temos uma dificuldade maior de remover todo Oleorresina, junto com o álcool facilita, e após removermos do balão terminamos de remover o álcool.

Oleorresina sem álcool

Colocando em banho-maria ou com a manta, vamos remover totalmente o álcool e teremos uma redução elevada no volume, mas teremos um Oleorresina de qualidade é muito forte.

Concluindo

para obtermos esse Oleorresina, é bom fazemos com muitas pimentas, pois é trabalhoso e rende pouco, por esse motivo vemos muitos vendendo apenas em pequenos vidros.

Postado por

Carlos Silva Jr
Analista Desenvolvedor a mais de 15 anos, entusiasta com pimentas, o que me veio a criar esse site com um sistema completo para quem gosta e cultiva essa maravilha.

4 Comentários

  1. cleyton salome

    Fiz de um jeito mais simples:
    Peguei 2 quilos de nucleares, 2 litros de álcool 99,8% deixei 30 dias curtindo.
    Peguei uma panela pela metade de água coloquei no fogo e coloquei o vidro com álcool e a pimenta macerada. Deixei em fogo baixo até sobrar somente o óleo da pimenta, Lembrando que e bom colocar 50ml de óleo ou azeite na mistura para não evaporar a oleosinha juntamente com o álcool rs .. Doido só daquele tanto.rs

    Responder

Comentário