Como fazer uma composteira


Introdução

As ideias sempre surgem de algo que vimos ou escutamos, ao assistir o programa É de Casa, ensinavam como fazer uma composteira, minhocario , humuzeiro, enfim um desses citados. Resolvi fazer um aqui pra mim. Os baldes eu sabia aonde arranjar, furadeira eu já tinha, instalar uma torneira de filtro, para um estudante de hidráulica e saneamento ambiental foi bastante motivador.
Vou mostrar como foi o processo, primeiro mandei um Zap para meu primo Sandrão, ele tem uma empresa que produz salgados e utiliza bastante baldes de banha vegetal, mas me disse que os baldes eram quadrados, e no programa faziam com baldes redondos. Bom, fiz pelo mesmo processo, e aproveitando para agradecer o Sandrão, vai meu obrigado primo!!! Valeu !!!
Ele me descolou 5 baldes da primeira vez e na segunda mais 4. Os que sobraram estão sendo utilizados para coletar água de chuva.

Primeiro passo

O primeiro passo foi lavar os baldes, pois estavam cheio de resíduos de banha. Para fazer o minhocario é preciso 3 baldes iguais com tampa e uma torneira de filtro.

Após ter lavado bem com detergente, sequei com pano, ajeitei a furadeira e comecei instalando a torneira na caixa aonde escorre o chorume. Para fazer o furo aonde vai a torneira utilizei uma faca aquecida no fogão.

Cortando as tampas

Com a mesma faca já resfriada, cortei duas tampas deixando apenas as beiradas para servir de apoio para encaixar os baldes.

Furação dos baldes

Com a furadeira, utilizei uma broca de 4mm para fazer os furos no fundo das caixas onde as minhocas poderão se locomover de uma para outra, e também o chorume escorrer para a caixa da torneira.

Obs: Somente duas caixas serão furadas no fundo, ou seja as caixas aonde irá colocar as minhocas e a matéria orgânica.

Com uma broca de 1,5mm fez-se os furos na lateral da caixa e na tampa, para que tenha ventilação no sistema.

Obs: A caixa do chorume não pode ter furos de ventilação !!!

Montagem

Pronto já está quase pronto o minhocario, agora é fazer a montagem e colocar as minhocas e ir abastecendo com matéria orgânica.

A matéria orgânica que deve-se colocar no minhocario pode ser a princípio , substrato ,cascas de alimentos, evitando alimentos cítricos e ácidos como: abacaxi ,casca de batata ,casca de laranja.

Por exemplo nessa aqui de casa coloco ,melancia, melão, talo e folhas de alface e couve, banana , abacate , folhas de árvores, serragem, borra de café sem açúcar.

Esse minhocario é pequeno ,alguns cuidados são necessários

  • Não colocar muito alimento para as minhocas, o processo de decomposição gera calor e pode matar as minhocas, principalmente no inicio.
  • Utlize minhocas californianas, são as mais comilonas, quanto maior o número de minhocas, mais rápido é o processo.
  • Deixe o minhocario na sombra, de preferência sombra por 24horas, isso ajuda na aclimatização das minhocas.
  • A princípio utlize mais folhas e serragem para controlar o calor e a humidade, para que as minhocas tenha um ambiente fresco.

Bom tá aí como fazer. Espero que tenham sucesso se caso quiserem uma em casa.
As vantagens é que você além de ajudar com o planeta ,terá seu próprio humus e seu chorume como adubos orgânico.

Fica a dica!

Postado por

Rafael Paulo

2 Comentários

Comentário