Construindo um fermentador caseiro ( Airlock )


Essa postagem tem como objetivo ensinar como fazer um fermentador para você fazer seus molhos de pimenta fermentado, para isso usamos o airlock, "trava de ar", serve como uma trava para que o oxigênio presente no ar, não tenha contato com o molho ainda em fermentação, evitando reações químicas indesejadas, e por outro lado, o gás carbonico gerado pela fermentação deve ser eliminado, vamos por a mão na massa.

1 - Produtos utilizados

1 - Tubo de caneta.
1 - potinho de plástico com tampa (pode ser substituido por saleiro).
1 - Tubo de Epocler
1 - Rolha de cortiça.
1 - Superbonder, massa plástica ou Araldite.

2 - Furando o pote principal

Escolha uma broca da mesma espessura da caneta que você escolheu, quando mais apertado a caneta entrar é melhor para vedação futura com a cola ou massa plástica.

 

3 - Unir a caneta ao pote

Devemos lembrar de ao colocar a caneta, deixe um espaço de 1/2cm do tubo de caneta para a parte superior do tubo plástico, assim a válvula terá espaço para soltar o CO2, caso a caneta usada seja uma bic, lembre de tampar com cola o orifício lateral de ventilação da mesma.

4 - Furando a cortiça

Fure a rolha de cortiça com uma furadeira pouca coisa menor para que a caneta entre bem apertado, você poderá usar cola para ajudar na vedação.

Essa etapa você poderá escolher em usar a cortiça ou até mesmo uma tampa de plastico ou silicone como mostra a imagem abaixo, evitando assim cair qualquer farelo da cortiça no seu molho.

5 - Tubo de Epocler

Coloque o tupo de epocler como mostra a imagem abaixo

6 - Finalizando

7 - Funcionamento

Adaptação: Confraria

Postado por

Carlos Silva Jr
Analista Desenvolvedor a mais de 15 anos, entusiasta com pimentas, o que me veio a criar esse site com um sistema completo para quem gosta e cultiva essa maravilha.

Nenhum Comentário

Comentário